Empresários de Angola e da África do Sul reuniram-se na tarde quinta-feira (12/12/2024) em Pretória, no Fórum sobre Oportunidades de Negócios organizado para marcar a visita de Estado do Presidente João Lourenço à África do Sul.
A ideia foi proporcionar um momento privilegiado de interacção entre os animadores das economias de cada um dos dois países, na esperança de que surjam novas decisões de investimento ou parcerias.
Os Presidentes Cyril Ramaphosa e João Lourenço, encorajaram os empreendedores a investirem nos dois mercados, o angolano e o sul africano, onde as oportunidades são imensas.
Na sua intervenção o presidente angolano destacou a profundidade das relações entre Angola e a África do Sul, cultivadas ao longo de décadas de luta pela emancipação e progresso do nosso continente.
“Nossos países partilham um compromisso inabalável com o fortalecimento da unidade africana, tendo procurado, desde os primeiros acordos de cooperação, alinhar visões e esforços sobretudo no âmbito da SADC, reforçando os mecanismos de integração económica e regional”.
Num outro momento, o presidente João Lourenço reconheceu a África do Sul como uma referência continental na inovação digital, nos serviços financeiros, em tecnologias agrícolas e em soluções industriais, sendo por isso um parceiro estratégico natural para Angola.
O PR aproveitou o fórum de negócios para convidar os empresários da África do Sul, a explorar atentamente as oportunidades que Angola oferece, a considerar a constituição de parcerias estratégicas com empresários angolanos e a conhecer presencialmente a realidade de Angola, que está de portas abertas, tanto para investidores, quanto para turistas.
O evento decorreu sob o lema “África do Sul e Angola: Trabalhando em Conjunto para forjar uma Nova Era de Cooperação e Parcerias para Aumentar o Comércio e o Desenvolvimento Mutuamente Benéficos entre os dois Países”. Contou com 300 participantes entre empresários, representantes de instituições financeiras e altos funcionários governamentais.